Dia da Juventude Angolana

Assinala-se este domingo [14.04.2024] o Dia da Juventude Angolana, data instituída em memória do herói e nacionalista José Mendes de Carvalho, conhecido por Hoji-ya-Henda, morto aos 26 anos, em 1968, na aldeia de Karipande, durante um assalto a uma base das tropas coloniais portuguesas na região.
A institucionalização da data, que constitui um dos símbolos de memória da luta de libertação nacional, propõe uma reflexão sobre o que foi o papel da juventude no passado, como deve encarar o presente e os desafios do futuro. Mais do que isso, homenageia a figura de Hoji-ya-Henda, um símbolo de patriotismo, abnegação e entrega à causa nacional de liberdade, sendo por isso, patrono da juventude angolana, que hoje, mais do que nunca, tem os olhos voltados para a consolidação da paz e reconciliação nacional, mas também para o desenvolvimento, inovação e modernidade.
Força impulsionadora do desenvolvimento da sociedade, sinónimo de criatividade e inovação, a juventude angolana constitui mais de metade da população do país, e para fazer face às suas aspirações, o Executivo tem vindo a implementar reformas macroeconómicas para assegurar a concretização de projectos a ela destinados, como é o exemplo do Programa de Promoção da Empregabilidade.
Não obstante as vicissitudes impostas pela actual conjuntura, o Executivo continua a apostar em programas que visam o aumento das competências e habilidades dos jovens nas áreas das tecnologias de Informação, educação, empreendedorismo, bem como no fortalecimento económico e financeiro que contribuam mais e mais no processo de construção de uma sociedade inclusiva.
Dada a importância que assume no plano sócio­cultural e político­económico, a juventude angolana conta com instituições que a representam, como é o caso do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e o Instituto Angolano da Juventude (IAJ), que têm sido interlocutoras no diálogo com o Executivo em busca da concretização das suas iniciativas e realizações.
Não restam dúvidas que a camada juvenil desempenhou ao longo da nossa história de Angola, um papel importante na luta pela conquista da Independência Nacional, na defesa da Soberania, na edificação do Estado Democrático e de Direito, bem como no processo de Reconstrução Nacional.
Apesar dos obstáculos existentes no dominio da formação e inserção no mercado de trabalho, a juventude angolana é chamada a continuar a trabalhar na busca incessante de soluções para uma melhor educação e formação profissional, uma das principais preocupações na agenda do Executivo.

Previous Dia Mundial da Doença de Parkinson

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados